Reajuste

Começo de ano é sempre a mesma coisa: contas de IPTU, material escolar, IPVA, carnês, etc. Junto com todas essas contas ainda vêm o reajuste de aluguel, que é calculado uma vez por ano. O índice do reajuste é feito pelo IGPM (Índice Geral dos Preços do Mercado), e o reajuste é aplicado geralmente no mês em que o contrato foi assinado pelo locador. Para ser mais específico, o reajuste é feito de 12 em 12 meses, a partir da assinatura do contrato.
O cálculo do IGPM é feito através da soma total do IGPM de todos os meses. Esse valor acumulado é o que vai determinar se haverá ou não reajuste.
Para saber qual critério é utilizado para aumentar o aluguel em 2011, é necessário que o inquilino leia com atenção o contrato de aluguel, pois além do Índice IGPM 2011, existem outros índices de inflação, como o IPC, medido pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE. Os índices que não podem ser utilizados são o salário mínimo e a variação do dólar.
No ano de 2010, o reajuste teve deflação. Para o ano de 2011, ainda não se sabe qual o percentual de aumento teremos nos aluguéis. Se você quiser calcular o reajuste do seu aluguel, visite o site www.calculoexato.com.br no começo do ano de 2011 e ele fará esse cálculo do aluguel 2011 rapidamente.